Inovação Tecnológica

Downloads

Clique sobre a imagem para baixar

Clique sobre a imagem para baixar

Clique sobre a imagem para baixar

A inovação tecnológica pode ser considerada o principal mecanismo para o aumento da competitividade de uma organização ou país, exemplo disso é a Alemanha, um dos maiores exportadores de café do mundo sem ter sequer um pé de café plantado.

O Brasil teve mais de 50% de suas exportações no início desse ano oriundas do agronegócio, o que contribuiu fortemente para nosso superávit comercial, destacando nossa vocação para o agronegócio. No entanto, essa exportação está praticamente toda concentrada em grãos em natura, os quais têm pouco valor agregado e poderia ser incrementada pelo avanço tecnológico e a transformação dessa matéria prima em produtos finais, mais elaborados e com alto valor agregado, contribuindo muito mais para nossa balança comercial e colocando o país em outro patamar.

A ideia do governo, ao criar medidas de incentivos à inovação, está fundamentada no pressuposto de que as economias geradas pelos incentivos fiscais possam ser reinvestidas em projetos de pesquisa e desenvolvimento, fazendo com que o país possa alcançar níveis mais elevados de inovação. Além disto, trata-se, também, de uma forma de fomentar a economia através da concorrência leal com produtos importados.

O conceito “inovação tecnológica”, segundo a legislação, abrange a concepção de um novo produto/processo de fabricação e a agregação de novas funcionalidades/características a um produto/processo, desde que implique em melhorias e efetivo ganho de qualidade/produtividade, gerando mais competitividade e movimento econômico significativo. Praticar ou incentivar atividades voltadas à inovação tecnológica no Brasil traz ganhos do ponto de vista fiscal. E a redução passa longe de ser desprezível: a baixa dos gastos com tributos pode chegar a 180% para essas companhias.